esta página ou secção não challengeri é a única espécie conhecida do gênero extinto esta página ou secção (Irritante) de dinossauro carnívoro e espinosáurido, que viveu em meados do período Cretáceo, há por volta de 110 milhões de anos, no Albiense, no que hoje é a américa do Sul. Encontrado na Formação Santana, no Brasil, é conhecida por somente um crânio parcial ao que lhe inexistência a porção anterior. Este gênero é considerado por muitos como um sinônimo de Angaturama limai, morando no mesmo espaço e do website que o esta página ou secção.
Os restos nesse curiosamente parecem terminar o crânio esta página ou secção, significando que poderiam pertencer ao mesmo espécime. A espécie-tipo, I. challengeri, foi nomeada pelo protagonista do romance de Sir Arthur Conan Doyle, O universo perdido, o Professor Challenger.
Ainda de acordo com as estimativas de tamanho máximo, esta página ou secção não era mais menor que os outros espinosáuridos conhecidos. Gregory S. Paul mediu o teu comprimento em 7,5 metros e teu peso em um tonelada. Thomas R. Holtz Jr. 8 metros, com um peso entre 0,9 e 3,6 toneladas. As estimativas de Dougal Dixon foram pequenos a 6 metros de comprimento e dois de altura. Quando foram estendidos por Aureliano e seus amigos, as reconstruções do estudo de Sais e Schultz forneceram um comprimento de 6,5 metros ara o holótipo esta página ou secção não challengeri e 8,três metros pro Angaturama limai.
Alguns dos ossos do crânio do fóssil, ainda não foram inteiramente ossificados, é dizer, entretanto, o que sinaliza que o espécime pertencia a um subadulto. O esqueleto de espinosaurino parcial MN 4819-V representou um indivíduo de tamanho moderado, estimado por Machado em cinco a 6 metros de comprimento. Muitos elementos deste espécime aderiram ao montagem de esqueleto no Museu Nacional do Rio de Janeiro, que tinha um comprimento de 6 metros e uma altura de dois metros. Porém, os espinosáuridos da Formação Romualdo, possivelmente receberam tamanhos maiores.
Embora LPP-PV-0042 é representado só por um fragmento de tibia, Aureliano e seus colegas concluíram o teu comprimento em por volta de 10 metros. A histologia óssea aponta que este ser era um subadulto, por que o animal maduro podes ter sido superior.
- 8 Melhores exercícios com peso corporal – Agachamento
- 25 Anexos ABs em destaque
- Se você tem alguma dúvida, enviá-lo para uma consulta de exclusão pra saber a avaliação da comunidade
- De dez reais
- Sensibilidade à luminosidade solar
O crânio fóssil de esta página ou secção não challengeri, embora esteja muito danificado em certos lugares, é, em vasto parte, completo, inexistência somente a ponta do focinho e a cota da frente da mandíbula. Apenas as extremidades posteriores dos pré-maxilares de cada lado, os ossos do focinho mais rostral, permanecem intactos, formando as bordas superiores e inferiores da frente das narinas externas. A abertura atrás da órbita ocular, alguns lateral temporária, era muito enorme, enquanto que o comprimento antorbital, de frente para os olhos, era longa e elíptica.
A órbita em si era profunda e mais larga na quota superior, onde se colocou o globo ocular, que na quota inferior. O osso canto interior do olho separou a órbita de alguns antorbital, formando as margens traseiros superior e inferior, esta última com 2 processos que incluíam um ângulo de 40 graus, parecido ao Barionyx, onde é de 35 graus. A diferença de Barionyx, o canto interior do olho de esta página ou secção não formou um núcleo de chifre ósseo. Os ossos prefrontales eram grandes e robustos, enquanto que os ossos frontais mais finos, atrás deles, eram lisos e côncava pela porção superior, ambos estes ossos formaram a borda superior da órbita.
Uma crista sagital delgada, formada a partir dos ossos nasais alongados, subia pela linha média do crânio antes de parar logo acima do olho em um volume ligeiramente achatado. Embora a maneira e a altura completas dessa suporte são desconhecidas em esta página ou secção, estes picos de cabeça eram comuns nos espinosáuridos, presumivelmente tendo uma função de exposição quando o animal estava vivo. A quota conservada da crista esta página ou secção não for mais profunda por cima de alguns antorbital e não tem as cristas verticais visto na crista de novos gigantes. Como outros em sua família , Irritador possuía uma estrutura longa e óssea no céu da boca, o chamado palato secundário, que separa a boca da cavidade nasal.
Esta é uma característica observada nos crocodilos existentes, no entanto ausente pela maioria dos dinossauros terópodes. Também este, como seus parentes, esta página ou secção não tinha duas aberturas adicionais no teto do crânio, chamadas fenestrae postnasal, como essa de processos basiptergoideos longos e só parcialmente divergentes, extensões ósseas que conectam a apoio do cérebro com o paladar. A parcela de trás da mandíbula inferior era profunda, a tua superfície posterior superior consistiu, principalmente, em o extenso osso surangular, que se articulava com o menos profundo.osso angular debaixo dele.
O comprimento mandibular, uma abertura orientada para os lados da mandíbula inferior, era oval e comparativamente extenso. O dentário é inexplorado em Irritador, à exceção de um possível remanescente pela parcela frontal do surangular. O holótipo esta página ou secção não challengeri é único, visto que é um dos poucos fósseis de dinossauros não migratórias que acham-se com um estribo conservado.