Analisamos o novo fato social e de trabalho que emerge de forma acelerada e vai ter fortes decorrências para a vida profissional e o futuro das corporações. Impacto, desafios e possíveis cenários aos quais necessitamos nos encaixar. A responsabilidade central que tem e terá a educação a reconversão profissional de milhões de pessoas, e a necessidade de se reciclar para auto-gerir a empregabilidade futura. Recursos, estudos de caso e a análise de especialistas, para compreender um fenômeno irreversível. A automação está impactando transversalmente nossas vidas, tanto no âmbito social, como na atividade de trabalho, no atendimento médico, na forma de comunicar, e até já dentro de nossas próprias casas.
A educação e a criação profissional não são alheias a esse fenômeno. São protagonistas exclusivos, que nos permitem gerir o que virá. Por um lado, e pelo uso crescente de tecnologias pra apoiar os processos de aprendizagem, surgem novos modos de repartir o conhecimento, e de interpretar e resolver as necessidades de treinamento das pessoas.
Por outro lado, o impacto incremental da inteligência artificial em numerosos setores de trabalho, obriga a nos aprontar para um futuro incerto, com profissões e atividades de trabalho que ainda não conhecemos. Machine Learning, Deep Learning e Big Data, são termos que começam a povoar o nosso vocabulário e discussões, além dos prontamente tradicionais: robótica e inteligência artificial.
- Compressão de linguagem, visão, robótica
- SHODAN em System Shock 2 (1999)
- Clique com o botão justo em cmd.exe e selecione “Executar como administrador”
- um Reconhecimento léxico
- Quando ocorrem eventos sérias”
- dois Código Aberto 2.1 Anúncio
Estas temáticas tiveram centralidade nos debates, discussões e análises do último Fórum Econômico Mundial (WEF), exercido em Davos (Suíça). Inclusive, numerosos congressos focados em educação e tecnologias começam a assinalar a indispensabilidade de dado e debate pra estas questões, por parcela da indústria e das pessoas. Na Alemanha, Online Educa Berlim abordou o potencial de inteligência artificial pela educação. Em Portugal, EXPOELEARNING 2017 teve como tópico central ao machine learning. Nos Estados unidos, o fórum Learning Systems & Tools 2017, investigar o ML e os LMS/LCMS.
“A inteligência artificial está presente em diversas organizações, principlamente as maiores, Google, Facebook, Microsoft, IBM. Linkedin Prima; destacando que por muita tecnologia que utilizamos pra tudo, a pessoa permanecerá a ser o centro. Como diz Bill Gates, a empatia e o conhecimento humana ainda são únicas.
No âmbito de uma entrevista mantida com a America Learning Média, Antonio Lima, Diretor do Mestrado em gestão de Empresas Digitais de LIDlearning e A Salle International Graduate School e autor do livro ” Um Olhar pro Futuro. Inteligência artificial, riqueza, emprego e sociedade’, declarou que a IA representa uma revolução silenciosa e onipresente.