Pular para o conteúdo

O Encerramento Do “fast Fashion”

    O Encerramento Do "fast Fashion" 1

    Toda humanidade muda a batida de um clique e o vestuário não é uma exceção. A globalização tem feito de moda-uma corrente global, com um mercado único, em que caíram as barreiras que com segurança não se tornarão a levantar-se.

    Também, a digitalização foi empoderado para os compradores, tornando-os mais detalhistas e com um maior discernimento. Um real turbilhão em que algumas corporações têxteis estão naufragando e o que a Inditex, o vasto gigante espanhol, está conseguindo confrontar, com sucesso, ainda que não sem vigor. “A Inditex tem alcançado taxas de crescimento de duplo dígito, contudo ainda desta forma o mercado lhes questiona. O certo é que as dúvidas do mercado recaem sem demora sobre isto todos os grandes grupos têxteis do mundo, com a finalidade posto sobre tudo em Inditex e H&M. E é que, como em outros setores, a digitalização representa para o mundo têxtil oportunidades e riscos em partes similares.

    Uma comparação de todos os fornecedores da Zara com o teu principal concorrente, o sueco H&M, é reveladora. Prova disso é que em frente à expansão física levada a cabo nos últimos anos, a cadeia sueca teve que pôr em marcha um processo de reestruturação desta rede com fecho de locais. O paradigma da Zara é mais robusto e higienizado face ao avanço do mundo “on-line”. Menos lojas, porém estrategicamente localizadas. Ainda deste jeito, o ritmo de abertura de locais de Inditex bem como caiu nos últimos cinco anos. Desse jeito se inauguraban por volta de 500 lojas por ano contra as 250 ou 270 reais.

    “a Inditex é a organização melhor preparada para confrontar o universo digital e a Amazon não lhe representa uma ameaça tão séria quanto a algumas empresas. É pioneira e não a vemos como uma vítima”, complementa o gestor. Nos dias de hoje, a venda “online” responde por 5% de torta têxtil mundial. Todavia, até que ponto é rentável vender pela internet?

    O empacotamento, os custos de transporte e, sobretudo, das devoluções, exercem com que este canal é essencialmente sensível a uma boa gestão. Concretamente, organizações com margens muito estreitas como Primark neste momento anunciaram que a venda na web não era uma opção para eles.

    “A análise do comportamento dos freguêses é muito relevante por esse sentido. Há países como a Alemanha que, desde a venda por catálogo, a devolução está instaurada e representa até 10% do total das compras. Em Portugal, o percentual é menor, contudo ainda em vista disso é um artigo muito caro”, diz um consultor especializado no setor têxtil.

    • 2 Efeitos relacionados com a idade em que a participação
    • Atraso em I+D
    • Impugnação de convenções colectivas
    • Ofertas que executam

    Efetivamente, um dos principais focos de serviço em Inditex é localizar maneiras para que o freguês afine sua compra. Outro dos grandes desafios para o mundo têxtil em geral e pra corporação que comanda Paulo Ilha, em especial, é a incorporação plena dos “millenials” no mercado. Procura um tipo de vida mais relaxada, reclamam adquirir em corporações que respeitem o ecossistema e os direitos humanos, lutam por uma economia mais sustentável e, além do mais, vão em chinelos pra trabalhar.

    A diferença entre a roupa que se utiliza, de segunda a sexta-feira, e aos fins-de-semana é cada vez pequeno e isto tem uma tradução clara: compra-se menos roupa. E não somente isto, também supõe pôr em quarentena o sucesso filiado a conceitos como o “fast fashion”, ou o “low-cost”.

    Verdadeiramente, em Arteijo prontamente procuram bater em retirada do “fast fashion”. A Inditex imediatamente não há moda de usar e deitar fora, a Inditex procura se encaixar a um universo cada vez mais versátil e incerta: é “maleável fashion”. Pra ver de perto essa alteração, basta entrar em teu web site corporativo, onde o grupo dedica um espaço especial para esclarecer que tua moda é de imediato “right to wear”.

    Marcações: