Propetanfós ou Propetamphos na cultura anglo-saxônica, é um pesticida organofosforado com uma toxicidade intermediária. A imensa maioria das formulações com Propetanfós é de emprego geral GUP. Uma das exceções é a Safranina que é um pesticida limitado RUP, é falar, só pode aplicar-se com a vida de um certificado. Sua identificação numérica como um objeto químico ou número CAS é: 31218-83-4 e tua fórmula química é C₁₀ H₂₀ NO₄ PS.
É um líquido amarelado e oleoso, à temperatura recinto, no entanto é um amarelo com toques esbranquiçados. Seu peso molecular é 281,trinta no tempo em que que a sua solubilidade em água é de 110 mg/l, apesar de que assim como se pode dissolver-se em outros compostos, como a acetona, o etanol ou o clorofórmio. Felizmente o seu exercício caiu empicado no começo do Século XXI por dois fatores, o acréscimo da resistência ao item.
E também uma superior concorrência entre os produtos, o que fez com que esses produtos fossem substituídos por outros menos tóxicos e mais garantidos. Atualmente seu emprego na pecuária da União Europeia ou de EUA, está aposentado, entretanto em outros países ou de outras atividades econômicas como a agricultura, continua utilizando.
- médico sobre o hábitos de vida e nutrição
- Ciclo das Civilizações Perdidas (The nameless city)
- Batatas fritas
- Propriedades nutricionais da maçã
- As couves-de-Bruxelas fornecem por volta de 5% de fibras
- 2 biscoitos de aveia home
O fabricante mais popular deste objeto é Sandoz Agro Inc. Propetanfós é um artefato de mandeira moderada tóxico como pega teu rótulo assinalando um aviso no seu objeto. O composto age inibindo as enzimas Acetilcolinesterase presentes em todos os organismos vivos, causando efeitos neurológicas e neuromusculares muito perigosos.
Os sintomas da inibição da Acetilcolinesterase são muito variados, incluindo a dormência, aflição de cabeça, falta de mobilidade, tonturas, náuseas, tremores, sudorese, visão turva ou complexidade para respirar. Se a dose for muito alta, poderá causar inconsciência, convulsões e terminar com a morte do cidadão. A dose letal média DL50 oral está entre 75 e 119 mg/Kg, durante o tempo que que a DL50 dérmica é de 825 mg/Kg, ambos medidos em ratos. Isto significa que o artefato é moderadamente tóxico, ainda tem a etiqueta ligeiramente tóxico devido à sua baixa concentração. Os ratos que tinham sido alimentadas com Propetanfós durante 13 semanas com uma dose de 0,2 mg/Kg/dia, não tinham efeitos secundários. Os ratos alimentados durante setenta e sete semanas com uma dose de 0,05 mg/Kg/dia, bem como não mostraram efeitos prejudiciais.
assim como Não mostraram efeitos adversos dos cães que tinham sido alimentados durante 6 meses com uma dose de 0,05 mg/Kg/dia. Fez-Se um estudo com três gerações de ratos em que lhes forneciam 1 mg/Kg/dia de Propetanfós. Nelas se podes apresentar que este inseticida não provoca danos reprodutivos ou na descendência.
realizou-Se um estudo exaustivo em coelhos, e demonstrou-se que o Propetanfós não era um artefato que causar defeitos de nascimento, ao longo da gestação do feto. Foram feitos estudos com a mosca da fruta, Drosophila melanogaster, em que não aconteceu nenhum dano cromossômico.
Além disso, foram feitos estudos em tecidos de ratos, onde os altos níveis de Propetanfós produziram danos aos cromossomos. Em consequência a esses estudos, chegou-se à conclusão de que o Propetanfós é um composto pouco mutagénico. Conseguiu-Se mostrar que o Propetanfós não produz câncer, realizando dois estudos distintos: – Um teste em ratos durante 2 anos a que se chegava a gerenciar de 6 mg/Kg/dia. Um estudo em ratos onde se lhes fornecia uma dieta com até vinte e um mg/Kg/dia, durante toda a tua vida. Ambos os estudos demonstraram que o Propetanfós não produzia câncer.