A oxitocina (do grego ὀξύς oxys “rápido” e τόκος tokos “nascimento”) é um hormônio produzido pelos núcleos supraóptico e freqüência do hipotálamo que é libertada pra circulação por intermédio da neurohipófisis. Exerce funções como neuro modulador no sistema nervoso central, modulando comportamentos sociais, emocionais, padrões sexuais e jeito parental. Exemplo disso é que pesquisas têm descoberto que a carência do hormônio oxitocina pode jogar um papel expressivo no aparecimento do autismo.
Também se pensa que a tua função está associada com o contato e o orgasmo. A secreção dessa substância nas terminações neurosecretórios é regulada pela atividade elétrica das células oxitócicas do hipotálamo. Estas células geram potenciais de ação que se propaga pelo axônio até os terminais nervosas pituitárias; os terminais contêm vasto quantidade de vesículas ricas em oxitocina, que é liberado na decomposição no momento em que se depolarizan terminais nervosas.
A oxitocina é um peptídeo de nove aminoácidos (um nonapéptido). Sua seqüência é cisteína – tirosina – isoleucina – glutamina – asparagina – cisteína – prolina – leucina – glicina (CYIQNCPLG). Os resíduos de cisteína formam uma ponte dissulfeto. A oxitocina tem uma massa molecular de 1007 daltons. Uma unidade internacional (UI) de oxitocina equivale a por volta de dois microgramas de peptídeo puro.
A oxitocina e a vasopressina são as únicas hormônios conhecidas liberados pela glândula pituitária posterior em humanos que atuam a distância. Mas, os neurônios oxitócicas fabricam outros peptídeos, incluindo o hormônio liberador de corticotropina (PULMÃO) e dinorfina, por exemplo, que atuam localmente. Os neurônios magnocelulares que produzem oxitocina estão adjacentes às neurônios magnocelulares que sintetizam vasopressina e são semelhantes em diversos estilos.
Os principais estímulos que provocam a libertação de oxitocina, para a corrente sangüínea são a sucção do mamilo, estimulação genital e distensão do colo do útero, conhecendo-se a este desafio, como Reflexo de Ferguson. A oxitocina tem efeitos periféricos (hormonais) e centrais no cérebro (neurotransmissor).
Os efeitos são mediados por receptores específicos de alta afinidade. é do grupo de receptores acoplados à proteína G do tipo da rodopsina (classe I). As ações periféricas da oxitocina, se necessitam principalmente à secreção da glândula pituitária (observar receptor de oxitocina pra mais detalhes). Amamentação em mães que dão de mamar a seus filhos, a oxitocina age nas glândulas mamárias causando a secreção de leite pra uma câmara coletora, pela qual podes ser extraído por sucção do mamilo. O sentimento de a sucção do guri com o mamilo é transmitido pelo nervo espinhal ao hipotálamo. Contração uterina – significativo pra dilatação cervical anterior ao parto, assim como este contrações ao longo das fases secundária e terciária do serviço de parto.
- Mensagens: 1.566
- As estruturas geológicas são perpendiculares à linha de costa
- 1-Tenha cuidado pela hora de adquirir
- Sentimentos de culpa, de não valer nada, de impotência, desesperança e pessimismo
- dois Outras plantas tóxicas
A ligação entre a oxitocina e a resposta sexual humana é incerta. Ao menos 2 estudos sem controle encontraram acréscimo dos níveis sanguíneos de oxitocina ao longo do orgasmo -tal em homens como em mulheres. Os autores de um desses estudos especulam que os efeitos da oxitocina na experiência de contração muscular genital poderá simplificar o transporte do esperma e o óvulo.
Murphy et al. (1987), em um estudo gerado em homens, eles descobriram que os níveis de oxitocina, elevavam-se durante a estimulação sexual, e que não se produzia um acréscimo agudo no instante do orgasmo. Um estudo mais recente em homens, encontrou um acrescento de oxitocina no plasma sanguíneo neste instante após o orgasmo, mas apenas em uma divisão da amostra que não chegou a obter significância estatística. Os autores denotaron que estas alterações são capazes de ponderar simplesmente propriedades contráteis do tecido reprodutivo”. Devido à tua semelhança com a vasopressina, poderá suprimir um pouco a excreção de urina. Mais primordial, em novas espécies, a oxitocina podes motivar a excreção de sódio pelos rins (natriuresis), e no homem, altas doses de oxitocina, são capazes de resultar em hiponatremia.